quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dubai


Hoje pela manhã, saímos cedo para Dubai. O Concierge do hotel nos ajudou e conseguiu uma van que ficou disponível dez horas para que pudéssemos conhecer a cidade. Dubai fica 150km de Abu Dhabi e é uma cidade onde o mundo ocidental está mais presente ainda do que Abu Dhabi. Além disso, Dubai impressiona pelas atrações que existem e estão sendo criadas para que se torne um pólo turístico mundial. Hoje, passamos por uma rampa de esqui (neve), visitamos a Palm Jumeriah (uma ilha criada em forma de palmeira), o Burj Al Arab (conhecido como o hotel mais luxuoso do mundo) e passamos pelo Burj Khalifa, o maior prédio do mundo atualmente (segundo informações locais).

Palm Jumeriah


Jumeriah Beach Hotel e o Burj Al Arab


Dubai não é só modernidade e investimentos faraônicos para atração de turistas. Passeamos de Abra, pequenas embarcações de transporte público para que o pessoal local cruze o Creek (trecho de água salgada que corta boa parte dos bairros de Deira e Bur Dubai. O passeio impressiona, criando a possibilidade de entender a parte da cidade que não é criada para o turista, desde os barcos precários de madeira que trabalham no transportes de mercadorias para o Irã, com as mercadorias empilhadas no cais, imensos prédios comerciais, hotéis, iates, lojas e "estações" onde as pessoas embarcam no Abra. Por 1 DHR (R$0,50) é possível cruzar o rio de uma estação a outra.



Cada travessia é paga e nosso motorista quando percebeu que nós seríamos os únicos que seguiríamos no barco (Abra) para atravessarmos todo o Creek, tratou de oferecer uma promoção especial, 100 DHR (R$ 50,00) para ficarmos com o Abra sem pararmos nas estações, irmos até onde possível no Creek e retornarmos a estação principal. O debate foi impressionante, dado que nós não falamos uma palavra em árabe e ele só fala os números em inglês. Outro grande aprendizado daqui é que quando alguém quer comprar algo e alguém quer vender, diferença de língua e cultura não é problema.



Depois do passeio de Abra, paramos em um restaurante de comida persa (salada com hortelã e anis, algo tipo um sauer cream para tungar o pão, 3 tipos de arroz e vários cortes de cordeiro). Coisa de sustância, que engrossa a perna.

 No final, uma passeada no Golden Souk, 250 lojas que só vendem ouro e diamantes e nenhum segurança e no Textile Souk uma região com uma série de lojas de tecidos e lenços, nas quais em português seria difícil comprar (dado que não sabemos bem as diferenças entre crepe, seda, dentre outros em inglês que não lembramos agora). 

Quem pergunta o que quer...  - perguntei a um vendedor de ouro se não tinha risco de assalto para quem compra ou para as lojas. Ele não entendeu muito bem (acho que ele nunca ouviu falar em ladrão) e me disse: "às vezes algum turista põe um anel no dedo e some, fora isso nada..."  


Visite Dubai e Abu Dhabi!!! Amanhã, Ferrari World.

Um comentário: